quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Paper Toy da Tatá Werneck.


Navegando pela internet achei a coisa que eu mais esperava, um paper toy da Tatá Werneck e da Roxanne. Isso mesmo, agora você pode ter em seu quarto a Tatá Werneck. Não é um sonho?! Tipo: Annnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnw *-*. Como não sou boba, já imprimir e montei. Tenha você também.

Imagem para download - Paper Toy Roxanne.

Imagem para download - Paper Toy Tatá Werneck.


Para começar a fazer o Papertoy da Tatá você vai precisar de:
- tesoura e/ou estilete
- cola (de colagem rápida)
- o modelo impresso
- pinça ou palito de dente
superfície para cortar
- régua
- arame (opcional)
Tesoura ou Estiletes.

Eu particularmente prefiro cortar com tesoura, mas isso é uma questão de agilidade.
Na minha opinião cortar com o estilete demora demais, então uso apenas para cortar aquelas partes onde a tesoura não chega. Claro que se o papel tiver a gramatura alta, a tesoura terá dificuldade para cortar.

Aconselho o uso de tesouras com ponta fina. Eu uso tesoura de costura. O estilete não importa muito a marca, contanto que tenha uma boa afiação da lâmina e que corte papéis grossos. Existem um tipo de estilete chamado “OLFA”, muito utilizado para fazer trabalhos com plástico ou empresa  de Sign e Silk , pois possui lâminas de diferentes formatos. Também é interessante seu formato de caneta que ajuda na precisão na hora de cortar. Pode ser encontrado em lojas de artesanato, mas o preço varia em torno de R$ 15,00.

Cola

O melhor tipo de cola a ser utilizado é a cola de isopor, que é feita à base de água e não estraga o papel.
A cola branca tradicional também pode ser usada, mas como todos já sabem o trabalho não fica tão limpo. Mas com cuidado ela serve perfeitamente para iniciantes que irão usar papel comum, basta colocar em pequena quantidade e não deixar acumular em um mesmo ponto.

Para colar grandes áreas ainda podem ser usadas colas spray. Elas variam de acordo com a gramatura do papel que será usado.
No caso de fazer uma base de papel cartão por exemplo, você pode usar cola spray e não terá que ficar espalhando cola com pincel. Questão de praticidade.

Palito de Dente  ou Pinça

O palito de dente ou Pinça é uma boa pedida quando se quer alcançar lugares muito pequenos para colocar a cola., já que gosto dos modelos pequenos.
Eles ajudam também a fazer apoio quando temos que colar parte pequenas, como por exemplo para fazer dedos nos modelos.

Superfície de Corte

É sempre bom ter algo em cima do qual você pode usar seu estilete sem levar bronca por ter estragado a mesa.
Existem à venda placas de borracha feitas justamente para esses fins. Você pode encontrá-las pelo nome de  Base para corte PVC A3 (45x30cm) C Borracha Cutting Mat  ou de  Placa de Corte  Papel paraná ou uma placa de vidro temperado também serve nesse caso.
Régua

A régua é simplesmente para apoiar o estilete, afinal não queremos cortar nada fora de lugar, não é?

Arame

Vocês devem estar se perguntando o porquê de um arame. Alguns modelos (como esse), não ficam em pé, portanto usar arame de bijuteria para fazer suportes é uma boa pedida.

Papel

Afinal qual o melhor tipo de papel para imprimir os modelos?

- Sulfite
Se você está apenas começando, o papel normal sulfite 75g/m² que utilizamos nas impressoras caseiras pode servir muito bem. Mas apenas para modelos simples.
E qualquer ventinho o modelo é soprado para longe.
O ideal é usar gramaturas que variem de 120 a 240 g/m², dependendo do modelo que você está montando.

- Couchê
Couché é um tipo de papel que também é vendido em gramaturas diversas. Seu diferencial é a superfície brilhante (também é fabricado fosco, o que não serve a nosso propósito).
Ele deixa o acabamento mais interessante.

- Cartão
Pode ser utilizado para fazer reforço em alguns modelos, mas não gosto de utiliza-lo por ser mais difícil de cortar. Mas para quem faz modelos de aviões e outros veículos pode ser interessante para fazer cabines etc.

- Paraná
Como citado anteriormente, o papel Paraná pode servir como superfície de corte. Por ser um papel mais duro também é ótimo para fazer bases e displays para os modelos.

- Cartolina
Como vocês sabem, é um material que pode ser facilmente encontrado até em supermercado. Pode ser um substituto ao sulfite, porem o acabamento não fica tão bom pois ela racha quando dobrada.

- Papéis Metalizados
Esse tipo de papel pode ser encontrado em diversas cores e gramaturas. Dão um visual lindo para armaduras e outras partes como o modeloAlphonse Elric que eu fiz. Não aconselho utilizar para cabelo e pele, mas aí vai do gosto de cada um.

Tamanho


A maioria dos modelos encontrados na internet são feitos para serem impressos em tamanho A4 ou Carta.
Mas nada impede de vocês imprimirem maior e/ou menor.



Enfim, essas são algumas dicas de materiais.

0 comentários:

Postar um comentário